A hidroponia é um sistema de cultivo, dentro ou fora de estufas, onde as plantas não crescem fixas no solo. Os nutrientes que as plantas precisam para o seu desenvolvimento e produção são fornecidos somente por água.
As plantas são colocadas em canais ou recipientes por onde circula uma solução nutritiva, que é composta de água pura e de nutrientes dissolvidos de forma equilibrada, de acordo com a necessidade de cada espécie vegetal. Esses canais ou recipientes podem, ou não, ter algum meio de sustentação para as plantas (substratos). A solução nutritiva tem um controle rigoroso para manter as características programadas e sofre periodicamente um controlo do pH e da condutividade elétrica, assim as plantas crescem sob as melhores condições possíveis.
A alface é a planta mais cultivada utilizando este sistema, contudo, existem cultivos de salsa, coentros, nabiças, espinafres, manjericão, cebolinho, etc…
Vantagens da hidroponia
Ao nível do consumidor:
- Já que o cultivo é feito na ausência do solo, as plantas não tem contaminantes desse meio, como bactérias, fungos, lesmas, insetos e vermes.
- As plantas são mais saudáveis, pois crescem em ambiente controlado procurando atender as exigências da cultura.
- Devido ao cultivo em ambiente fechado, o ataque de pragas e doenças é quase inexistente, diminuído ou anulando a aplicação de fitofármacos.
Ao nível do produtor:
- O trabalho é mais leve e mais limpo, pode ser realizada em qualquer local, mesmo onde o solo é mau para a agricultura.
- Não precisa de realizar operações de movimentação de solos. Não há preocupação com rotação de culturas.
- A produtividade e uniformidade da cultura é maior.
- Maior qualidade e aceitação do produto. Sem desperdício de água e nutrientes.
- Redução de aplicação de fitofármacos.
Desvantagens da hidroponia
Ao nível do produtor
- Custos iniciais são elevados;
- Necessidade de prevenção contra falta de energia elétrica;
- Exige conhecimentos técnicos e de fisiologia vegetal;
- Uma planta doente pode contaminar toda a produção;
- Rotinas regulares e periódicas de trabalho.